REGION: BRAZIL
PT

23 de abr de 2024 | Weingarten

A CHG-MERIDIAN alcança mais um crescimento bem-sucedido em 2023.

• O volume de originações de arrendamento em 2023 aumentou 9,9% para uma alta recorde de €2,45 bilhões, e o lucro das atividades ordinárias cresceu 20,8% para €164,25 milhões
• Crescimento lucrativo do Grupo CHG-MERIDIAN impulsionado pela bem-sucedida expansão internacional do portfólio technology2use
• O aumento da regulamentação sobre sustentabilidade impulsionará ainda mais a demanda por modelos de uso de TI baseados na economia circular

O Grupo CHG-MERIDIAN alcançou novos recordes de originações de arredamento e de lucro das atividades ordinárias em 2023. As contribuições para o crescimento lucrativo vieram de todas as três áreas de negócios – TI, tecnologia industrial e tecnologia de saúde – bem como todas as regiões operacionais. Estes resultados evidenciam o sucesso da estratégia de crescimento da empresa, fundamentada nos princípios da economia circular, sendo a base do modelo de negócios global technology2use. A CHG-MERIDIAN espera um impulso adicional com a nova regulamentação em torno da sustentabilidade e dos padrões ESG, que pretende transformar a pegada de carbono das empresas em um indicador economicamente relevante. Isso impulsionará a demanda por modelos de uso de TI e tecnologia que sejam sustentáveis e conservem liquidez.

Apesar de enfrentar múltiplas crises geopolíticas, inflação persistente e aumento das taxas de juros globais, o Grupo CHG-MERIDIAN reportou um crescimento sólido nas originações de arrendamento, que alcançaram €2,45 bilhões em 2023, um aumento de 9,9% em relação ao ano anterior (2022: €2,23 bilhões). O lucro das atividades ordinárias alcançou €164,25 milhões, crescendo 20,8% comparado a 2022 (€135,92 milhões). A empresa global technology2use também alcançou um crescimento robusto em seu portfólio de tecnologia, registrando um novo recorde. Em 2023, a empresa gerenciou ativos de TI, tecnologia de saúde e tecnologia industrial no valor de €10,01 bilhões (2022: €8,95 bilhões). Medido pelo custo de aquisição, o volume foi 11,8% maior que o ano anterior. Esses ativos também chegam aos centros tecnológicos do Grupo, onde hardware de TI usado é recondicionado para um segundo ciclo de vida. Um total de 895.000 ativos foram recolocados no mercado secundário em 2023, equivalente a uma taxa de recolocação de 95% de todos os ativos devolvidos.

Transformação sustentável e expansão global impulsionando o sucesso

“Nosso modelo de 'uso em vez da propriedade' aborda a transição de uma economia linear para circular, uma tendência que está ganhando força ao redor do mundo. O arendamento e outros modelos de uso são geralmente mais populares em tempos de incerteza econômica. Além disso, nosso modelo de negócios também apoia a transformação de nossos clientes", diz Mathias Wagner, CEO do Grupo CHG-MERIDIAN.

Mathias Wagner, CEO at CHG-MERIDIAN
. "Afinal, investir em hardware é essencial para qualquer processo de transformação. Nossas soluções inovadoras e escaláveis globalmente, technology2use, oferecem a empresas e instituições acesso à tecnologia mais recente sem a necessidade de comprá-la. Isso pode ajudar a desbloquear o potencial para inovação e crescimento enquanto otimiza a liquidez. Para nós, isso significa que a era do uso já começou e agora devemos desempenhar um papel ativo em sua formação"
Mathias Wagner, CEO of CHG-MERIDIAN

Todas as decisões estratégicas da empresa visam aumentar a relevância do technology2use. “Com isso em mente, estamos expandindo especificamente nossa presença internacional nas partes do mundo que são áreas-chave de crescimento para nossos 12.000 clientes. Estamos continuamente fortalecendo nossa presença de acordo com suas necessidades, por exemplo na região Ásia-Pacífico, onde recentemente firmamos um acordo de cooperação no mercado japonês. Cerca de 60% do nosso negócio é gerado fora da Alemanha", explica Wagner, acrescentando: “Também fizemos bons progressos com nossa própria transformação em 2023 e estamos investindo na digitalização e automação, em linha com nossa estratégia de médio prazo NEXT 2025. Além de nosso modelo de arrrendamento, podemos oferecer soluções de dispositivo como serviço e TI recondicionada através da devicenow e circulee.”

Regulamentação impulsiona o futuro dos modelos de uso

Modelos de uso inovadores baseados na economia circular permitem que os clientes reduzam custos operacionais enquanto maximizam seu desempenho em sustentabilidade. Este último está se tornando cada vez mais importante para as empresas, já que as tecnologias digitais frequentemente representam uma parcela significativa das emissões totais de uma empresa. Segundo um estudo da McKinsey, apenas o hardware de TIC é responsável por 35-45% do total de emissões de CO2 no setor de serviços, por exemplo. "Há um enorme potencial de economia aqui, e muitas vezes há pouca conscientização sobre isso", diz Wagner. Ao mudar para soluções inovadoras de technology2use baseadas em gestão eficaz do ciclo de vida, as empresas podem reduzir as emissões de CO2 de seu hardware de TI em mais de 50%.

A introdução do The Corporate Sustainability Reporting Directive (CSRD) servirá apenas para fortalecer a posição dos modelos de uso circular, pois o objetivo da diretiva é equiparar o relatório de sustentabilidade ao financeiro. Como resultado desta regulamentação, as empresas serão cada vez mais avaliadas por sua pegada de carbono. “A demanda por expertise em economia circular está aumentando ao redor do mundo. Requisitos regulatórios como o CSRD oferecem um enorme potencial para adicionar progressivamente mais serviços que ajudem as empresas a atender às novas exigências impostas a elas, destacando assim nossa posição como pioneiros no mercado”, conclui Wagner.

• CHG-MERIDIAN_Press release_Driving the age of use_PT.docx

docx, 102 KB
  • CHG-MERIDIAN_Press release_Driving the age of use_PT.pdf

pdf, 115 KB

Tem alguma dúvida sobre a CHG-MERIDIAN? Entre em contato conosco.

Jessica Behrens

Company Spokesperson