Nós nos afastamos de um modelo econômico linear, com base no qual os produtos são fabricados, usados e finalmente descartados, para nos aproximarmos de um modelo circular que enfoca o reparo e a reutilização de aparelhos – na CHG-MERIDIAN, temos consciência de que apenas modelos de negócios sustentáveis podem ter sucesso a longo prazo. É por isso que entendemos o gerenciamento de um ciclo de vida útil holístico como sendo um dos maiores desafios de nosso tempo e, ao mesmo tempo, a disciplina nuclear de nossa empresa.
A escassez de recursos e as mudanças climáticas são questões que preocupam nossa sociedade e obrigam os atores a seguir novos caminhos. A transformação da nossa sociedade em direção à economia circular é a expressão de uma nova forma de pensar que é necessária há muito tempo. Para nós, na CHG-MERIDIAN, pensar em modelos circulares não é uma tendência nova, mas sim uma prática implementada há décadas e que se encontra profundamente ancorada em nosso modelo de negócios.
Acompanhamos nossos clientes ao longo de toda a vida útil de seus equipamentos de tecnologia, desde a implantação, passando pelo uso, até a exclusão de dados certificada, recondicionamento e remarketing. Se os aparelhos forem usados várias vezes em vez de serem adquiridos e descartados individualmente, reduziremos em conjunto o consumo de recursos e melhoraremos o impacto ambiental.
Em nossos próprios centros de tecnologia e serviço, os aparelhos usados há 15 anos são recondicionados a nível óptico e técnico com base nos princípios de TI verde. Também temos uma rede mundial de parceiros de recondicionamento certificados para recondicionar aparelhos diretamente no local em conformidade com os mais altos padrões. Estamos orgulhosos por termos alcançado uma taxa de recondicionamento de 95%. E o resto? Juntamente com nossos parceiros de reciclagem certificados, devolvemos os aparelhos que não são mais reutilizáveis ao ciclo dos materiais de maneira profissional e ecológica.
Uma exclusão de dados certificada no final do período de uso é essencial para um segundo uso subsequente no sentido da economia circular. Consequentemente, a segurança dos dados começa logo com a seleção do equipamento e a classificação dos níveis de segurança. Seja para memória de SSD, híbrida e flash em notebooks, tablets, smartphones ou mesmo impressoras, copiadoras e equipamentos multifuncionais – na CHG-MERIDIAN, oferecemos um conceito de exclusão preciso e econômico. Assim, a proteção de dados e o Segundo Uso não são mais contraditórios.
Com 40 anos de experiência, operamos um remarketing bem-sucedido no mercado secundário internacional de TI. Através do recondicionamento profissional e do marketing secundário, prolongamos a vida útil dos aparelhos. Além disso, dispomos de uma rede a nível internacional de parceiros certificados. Em 2018, conseguimos o remarketing de um total de aproximadamente 697.000 aparelhos. Cada aparelho faz a diferença e permite economizar valiosos recursos.
Um modelo de ciclo de vida útil abrangente possibilita repensar de modo sustentável modelos de negócios tradicionais e canais de aquisição.
Através do recondicionamento de aparelhos usados demonstramos nosso contributo para a conservação dos recursos naturais.
Nossa exclusão de dados certificada eraSURE obtém as condições para a reutilização, na medida em que restaura o estado original dos aparelhos.
Baseados em uma ampla experiência em remarketing, prolongamos a vida útil dos equipamentos de tecnologia e os direcionamos para um segundo uso sustentável.
Nosso compromisso envolve instituições educacionais e iniciativas culturais e sociais. Outro domínio de enfoque é o esporte, que reflete nossa missão com atributos como espírito de equipe, perseverança, dedicação e equidade. Nós somos, por exemplo, já desde a temporada 2003/2004, o principal patrocinador do time de hóquei no gelo “Ravensburg Towerstars”, que se estabeleceu como um time de ponta na segunda divisão com nosso apoio financeiro.
Com a nossa iniciativa CARE – CHG-MERIDIAN ATTENDS TO ITS REGIONAL ENVIRONMENT – criamos uma plataforma, na qual nossos colaboradores podem dar forma e contornos ao nosso engajamento social em termos de Onde, O quê e Como. Eles fornecem propostas concretas com enfoque regional e as implementam em equipe. A empresa, por sua vez, introduz apoio financeiro e recursos. Por isso, transmitimos o sucesso de nossa empresa às pessoas que não estão tão bem.
“Assumir a responsabilidade social é parte integrante de nossa cultura corporativa. Com nossa iniciativa CARE, asseguramos que boas ideias e engajamento social cheguem onde eles devem atuar.”
Company Spokesperson