Choose your region

Eastern Europe
Northern Europe
Australia / New Zealand
or choose our
SEARCH
REGION: BRAZIL

HISTÓRIA

COMO TUDO COMEÇOU

Bill Gates fundou a Microsoft em 1975, Steve Jobs começou a Apple em 1976 e em 1979, Jürgen Gelf começou a CHG. Com um início modesto na região da alta Suábia no sul da Alemanha, a CHG tornou-se uma história de sucesso.

Nova construção

CHG-MERIDIAN cria novo espaço para um maior crescimento

Os números falam por si. O que iniciou com apenas um homem se tornou um corporação que emprega quase 1.000 pessoas. Um escritório mutiplicouse em quase 40 em 20 países em todo o mundo. Hoje a CHG-MERIDIAN é uma das principais fornecedoras independentes de gerenciamento de tecnologia. Descubra mais sobre nosso modelo de negócios, as pessoas por trás da CHG-MERIDIAN, a tecnologia que usamos e a nossa expansão internacional.

Muitas conquistas, com muitas mais por vir.

CHG MODELO DE NEGÓCIO

Computer Handels Gesellschaft (CHG) – os primeiros dias

A idéia de entrar no mercado de vendas de computadores chegou a Jürgen Gelf em meados da década de 1970. Ao tentar fornecer um novo computador mainframe para seu empregador, ele tropeçou no mercado de revenda para este equipamento e imediatamente reconheceu o potencial. O equipamento de TI era extremamente caro no momento. Fabricantes como IBM, Nixdorf e Comparex repararam e atualizaram as máquinas assegurando que foram mantidos livres de defeitos técnicos e atualizados. Eles poderiam ser facilmente revendidos quando o proprietário precisasse de um computador maior, por exemplo.

Como gerente de TI, Jürgen Gelf disse a seu chefe sobre sua idéia de comprar e vender equipamentos de TI. Seu chefe não estava interessado em prosseguir com a idéia para sua empresa RAFI, uma fabricante de eletrônicos em Berg perto de Ravensburg, mas ele deu permissão ao Gelf para explorar a oportunidade privada em seu tempo livre. Jürgen Gelf aproveitou a chance e fundou a CHG Computer-Handels-Gesellschaft m.b.H em 2 de março de 1979. A idéia de negócios original do equipamento de informática de remarketing continua sendo parte do nome da empresa até hoje.

A idéia original do negócio de equipamentos de remarketing continua fazendo parte do nome da empresa até hoje.

 

           

IT LEASING

Em resposta à demanda dos clientes, Jürgen Gelf logo começou a oferecer acordos de locação para financiar equipamentos de TI. A ideia de locação já estava bem estabelecida nos EUA, já que a IBM havia arrendado equipamentos lá desde a década de 1920. Na Alemanha, no entanto, o modelo ainda era relativamente desconhecido. Foi apenas na década de 1970 que houve um boom neste nicho de mercado, resultando em um aumento de 800% em apenas dez anos. Leasing rapidamente se tornou a atividade principal da CHG. Em 1982, a empresa mudou seu nome para 'CHG Computer Leasing- und Handels-Gesellschaft mbH', e em 1992, a 'Handels-Gesellschaft' foi finalmente retirada do nome da empresa.

 

              

Remarketing e reuso responsável

A revolução no mercado de TI trouxe consigo um aumento exponencial no número de dispositivos. Ao mesmo tempo, a remanufatura dos equipamentos usados tornou-se um desafio logístico. Em 2000, a CHG-MERIDIAN abriu seu próprio centro de processamento e logística em Mörfelden. Os processos de limpeza de dados desenvolvidos, foram certificados pelo TÜV Informationstechnik GmbH em 2006 - a primeira certificação deste tipo na Alemanha.
Os equipamentos arrendamentos retornam ao final do contrato para a remanufatura e remarketing no Centro de Tecnologia e Serviço em Gross-Gerau desde 2010 e no Centro de Tecnologia e Serviços da CHG-MERIDIAN em Skien, Noruega, desde 2013. Entre eles, os dois centros receberam quase meio milhão de ativos em 2015.

                             

                         

Expansão do negócio de serviços

O mercado de tecnologia mudou radicalmente na década de 90. O poder de processamento cresceu e os computadores pessoais passaram a substituir os mainframes. A CHG se encontrou cada vez mais provendo assessoria e outros serviços e passou a se envolver mais no planejamento de todo o ciclo de vida para os sistemas de tecnologia que arrendava. O foco da CHG-MERIDIAN, como a companhia é conhecida desde 1996, mudou para uma oferta abrangente de serviços que incluia a instalação e manutenção dos equipamentos, assim como o planejamento de novos investimentos e inovação.

Desde 2014 a CHG-MERIDIAN oferece a seus clientes um conceito padronizado, ambientalmente amigável e socialmente responsável de reuso de equipamentos de tecnologia pré adquiridos, com ênfase em remarketing.

Na Bélgica a companhia começou a trabalhar com as organizações sem fins lucrativos Close the Gap e WorldLoop com o intento de transferir os equipamentos usados pelos clientes e que ainda estão em perfeitas condições de uso para escolas e centros de formação em países em desenvolvimento. Aqui também o equipamento é recuperado e reciclado de forma ambientalmente amigável.

PESSOAS

CHG, uma empresa familiar

A história da CHG começou na lavanderia da casa de Gelf, onde Jürgen Gelf, após o trabalho, fazia chamadas telefônicas e enviava telex. Ele ditava os contratos para sua esposa digitar em uma máquina de escrever da IBM. O negócio foi melhorando e após alguns anos, o técnico qualificado em telecomunicação conseguiu abrir mão do atual trabalho para se dedicar em tempo integral à nova empresa.

Quando os primeiros funcionários foram contratados, Gelf mudou o escritório para outro apartamento no mesmo prédio. Isso permaneceu quando a empresa cresceu com um total de 15 funcionários ocupando três dos quatro apartamentos no edifício. A CHG comprou um terreno de construção próximo e, no final de 1986, a empresa conseguiu se mudar para o novo bloco de escritórios em Berg, perto de Ravensburg.

As viagens de barco na década de 1980 ainda são discutidas . O chefe adorava levar sua equipe no Lago de Constança. "Para Jürgen Gelf sempre foi importante certificar-se de que seus funcionários estavam felizes", diz Michael Weiß, que esteve com a empresa desde 1984. A empresa continua a preservar esse espírito. A CHG-MERIDIAN mostra que valoriza os seus colaboradores de diversas maneiras: proporcionando um bom atendimento, oferecendo creche para as crianças pequenas, e organizando eventos em equipe com várias atividades culturais.

            

Prêmio melhor empregador

Em 2011, a CHG-MERIDIAN ganhou o "Prêmio SME pelo engajamento cívico em Baden-Württemberg". O prêmio mencionou o apoio de longa data para um retiro em Reute que permite que as pessoas tirem um tempo livre longe do estresse de suas vidas diárias.

Em 2012, a CHG-MERIDIAN recebeu o selo de aprovação TOP EMPLOYER na competição TOP JOB - especificamente por uma excelente comunicação, espírito de equipe e a cultura de resolução colaborativa de problemas. A empresa ainda pratica a política de portas abertas.

Desde 2014, o pessoal também esteve envolvido em atividades de CSR sob a forma da iniciativa CARE. Eles podem nomear projetos sociais dentro da região e então eles cuidam da organização, enquanto a CHG-MERIDIAN oferece apoio com financiamento e outros recursos.

O compromisso da CHG-MERIDIAN com suas raízes na região da Alta Suabia se reflete em sua cidadania corporativa. Desde a temporada 2003/4, a empresa tem sido o principal patrocinador do Ravensburg Towerstars, que joga no DEL2, o segundo nível da liga alemã de hóquei no gelo. Além do esporte profissional, jovens atletas e equipes esportivas em Ravensburg e outros locais também são beneficiários.

TECNOLOGIA

Os computadores se tornam uma norma

Quando Jürgen Gelf estabeleceu sua própria empresa no final da década de 1970, os computadores já começaram a fazer incursões em muitos locais de trabalho. Eles eram principalmente sistemas instalados permanentemente: unidades de computação e armazenamento de dados com sistemas de resfriamento. As primeiras máquinas vendidas e arrendadas pela CHG eram o modelo de unidade de disco magnético IBM 3340, monitores como o sistema de coleta de dados IBM 3277 e Nixdorf 620. Os clientes eram pequenas e médias empresas, principalmente locais ou de outros países do sul da Alemanha, como a empresa de pedidos por correspondência Walz, a fabricante de máquinas de costura Pfaff, os fornecedores de automóveis Mahle e ZF e a Weishaupt, fabricante de tecnologia de combustível.

Os próprios sistemas de TI da CHG

Um IBM System / 32 foi usado no escritório da CHG a partir de 1981. Foi alojado no antigo quarto de hóspedes no porão da casa familiar de Gelf - juntamente com os programadores. Jürgen Gelf foi ele próprio programador, treinado na IBM e um grande tecnófilo. Ele encomendou listas digitalizadas de cronogramas de arrendamento e gerenciamento de contatos e estoque em um momento em que a maioria de seus concorrentes ainda possuía cartões de índice e arquivadores. As faturas para o equipamento alugado foram impressas através de um Commodore 8296D ligado a uma impressora IBM com papel de alimentação de trator. Quando a empresa mudou-se para seu próprio prédio novo em 1986, todas as estações de trabalho foram equipadas com seus próprios monitores, que foram conectados ao computador IBM central. Em meados da década de 1990, a empresa mudou para PC.

As redes PC substituíram os sistemas mainframe

No final da década de 1980, o custo do equipamento de TI começou a diminuir acentuadamente. Mais e mais empresas começaram a substituir seus sistemas mainframe por soluções distribuídas, ou seja, PCs. Devido ao rápido ritmo de progresso técnico, o equipamento precisava ser substituído por versões novas e mais poderosas em intervalos cada vez mais curtos. Tudo isso exigiu atividades mais intensivas de atendimento ao cliente e remarketing. Desde meados da década de 1990, a CHG-MERIDIAN tem se concentrado cada vez mais em relacionamentos de clientes de longo prazo, entrando em acordos-quadro e expandindo a gama de serviços.

TESMA®

Em 1999, a empresa desenvolveu e lançou seu primeiro sistema de gerenciamento de ativos, um sistema de TI para usar informações de cronograma de locação específicas do cliente. Foi expandido para tornar-se TESMA® Online em 2004. O TESMA® representa a tecnologia e o gerenciamento de serviços. Esta plataforma de comunicação, planejamento e administração baseada na web dá à CHG-MERIDIAN e aos clientes acesso a um pool de dados compartilhado para cada item de equipamento no qual informações comerciais e técnicas são combinadas. A versão mais recente do TESMA® foi lançada em 2016.

CHG MERIDIAN – diversificação tecnológica

O investimento em várias áreas tecnológicas tem sido intensificado consideravelmente nos últimos anos. A CHG-MERIDIAN comprou uma participação na empresa francesa Finexis Medical SAS em 2004. Em 2014, a CHG-MERIDIAN investiu mais de 30 milhões de euros em equipamentos médicos para clientes na Europa e na América do Norte. Desde 2011, a empresa também forneceu financiamento e gerenciamento de carteira para ativos de capital industrial de alto valor, como linhas de produção de corpos de veículos.
Os equipamentos industriais e médicos tornaram-se os pilares da CHG-MERIDIAN, além da sua competência básica tradicional de tecnologia da informação.

EXPANSÃO

Início da estratégia de expansão

1992 marked a major change for CHG Computer Leasing- und Handelsgesellschaft mbH. The company founder Jürgen Gelf gradually began to step back from his leading role, handing over the reins to Jürgen Mossakowski. An auditor by profession, Mossakowski restructured the company, changed its name to CHG Computer Leasing GmbH, and spent the next few years focusing on increasing revenue and on growth by acquisition. He was assisted in this by Peter Horne, who was appointed as a second director in 1995.

In 1993, IVG GmbH in Munich became CHG’s first acquisition, followed in 1994 by FMG‑MERIDIAN from Wiesbaden, which mainly operated in North Germany, making it the ideal complement for CHG, whose activities at this time were still largely in the south of the country. The two companies merged to become CHG‑MERIDIAN, and in 1997 the new company became a stock corporation. Further acquisitions followed: CICS in Karlsruhe in 1996, CSC Leasing in Munich and CTL Computer Trade & Leasing. CHG‑MERIDIAN thus became one of the largest IT financing companies in Germany.

Expansão internacional

No início do novo milênio, Jürgen Mossakowski e Peter Horne estabeleceram a visão da empresa no crescimento internacional. O primeiro passo foi estabelecer subsidiárias locais no Reino Unido e na Áustria, seguidas por subsidiárias na Irlanda, França, Bélgica e Holanda. No final de 2001, a empresa tinha presença em sete países.
Até 2004, foram adicionadas subsidiárias na Suíça, Itália, Espanha, Rússia e Polônia, com mais novos escritórios na República Tcheca, Eslovênia e Eslováquia. Em 2009, a CHG também assumiu o El Camino Resources nos EUA e no Canadá, e comprou uma participação de 50% na subsidiária mexicana. A aquisição da ACENTO AS em 2014 também deu à CHG-MERIDIAN uma posição na Escandinávia com sites na Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia.

Extensão da sede da empresa

Em 2016, a CHG-MERIDIAN AG, como a empresa é conhecida desde 2012, manteve presença em 36 locais em 23 países. O gerente de finanças e tecnologia continua a se concentrar em expandir sua gama de serviços nas subsidiárias locais e aumentar o volume de arrendamentos originados. Um sinal externo de crescimento estável é o edifício da sede da empresa em Weingarten, que foi construído em 2003 para acomodar uma força de trabalho de cerca de 270.
Em maio de 2016, uma extensão com outros 250 espaços de trabalho foi aberta. A arquitetura moderna simboliza a transparência e o dinamismo de CHG-MERIDIAN.


As mudanças organizacionais e de pessoal no Conselho Fiscal e no Conselho de Administração foram realizadas a partir do início de 2017. Após mais de 18 anos como Presidente do Conselho de Administração, Jürgen Mossakowski se juntou ao Conselho de Supervisão. Ele foi sucedido pelo Dr. Mathias Wagner, anteriormente o membro do Conselho de Administração responsável pelas vendas internacionais. Todas as atividades de vendas globais foram reunidas sob o membro do Conselho de Administração Frank Kottmann. Oliver Schorer assumiu o novo mandato de TI e serviços e Joachim Schulz continua responsável pelas Finanças.

Temos uma tradição de crescer com nossas tarefas, nossa experiência e, claro, com nossos clientes. Ao mesmo tempo, estamos sempre conscientes de onde nós viemos - e quem queremos ser.

CONTINUA

A história de sucesso de CHG-MERIDIAN está longe de terminar. Descubra onde e como ela continua.
TRÊS PALAVRAS, UMA PROMESSA

Comprometidos com as empresas

Com base em conhecimentos abrangentes e oferecendo serviços personalizados, fazemos um progresso visível no gerenciamento de suas tecnologias.

MORE ABOUT EFFICIENT TECHNOLOGY MANAGEMENT® 
TECHNOLOGY AND SERVICE MANAGEMENT SYSTEM

Como reduzimos a sua carga de trabalho

No TESMA®, as informações comerciais e técnicas são combinadas logicamente para reduzir sua carga de trabalho em todas as fases do ciclo de vida da tecnologia.

SOBRE TESMA® 
BECAUSE IT’S WHO WE ARE

Contribuição Social

Investir no futuro enquanto se concentra na sustentabilidade não é uma contradição em termos. Nada poderia estar mais longe da verdade. Para nós, os dois estão inextricavelmente ligados.

MAIS SOBRE NOSSA RESPONSABILIDADE CORPORATIVA